Sobre a Planta

Illustration/Getty Images

O café é o grão de cereja da planta denominada cafeeiro, o qual sujeito a torra e moído em pó para fazer, com água fervente, uma bebida igualmente conhecida por café.

Dos cafeeiros de cultivo, a espécie mais importante para a vertente comercial é a Coffea arabica, originária das regiões montanhosas da Abissínia e África Oriental, sendo, por disseminação, não só muito cultivada nas regiões tropicais, mas também fora dos Trópicos, em sítios quentes e húmidos.

O cafeeiro Arábica, no estado selvagem, pode atingir cerca de 10 metros de altura e apresenta normalmente um caule vertical pela extremidade do qual a planta cresce em altura. Porém, uma vez sujeito ao processo do cultivo e através da poda, a árvore pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. O seu tratamento e manutenção permitem não só estruturar a copa, arejar e obter uma maior difusão da luminosidade na planta, facilitando, por consequência, as tarefas da colheita e do controlo fitossanitário, mas também estimular o desenvolvimento saudável e duradouro de produções constantes e homogéneas.

Os ramos laterais são os únicos que produzem flores e frutos nas axilas das folhas formadas no ano anterior, e só nelas, crescendo em forma de cacho. Por sua vez, as folhas, a partir do 11º nó do caule, aparecem nos ramos laterais num mesmo plano e em posições opostas. São de forma elíptica e lanceoladas, de cor verde escura e brilhantes, e com dimensões entre 12 a 25 cm para o comprimento e entre 5 a 12 cm para a largura, contendo 12 pares de nervuras.

Cada inflorescência do cafeeiro compreende 2 a 6 flores de cor branca e cada árvore, com a sua folhagem ornamental, pode produzir num ano mais de 30 000 flores que exalam um muito intenso e delicioso perfume de jasmim, algumas de laranja.

O fruto do cafeeiro de cultivo é uma drupa elipsoidal, verde antes de amadurecer, depois fica amarelado para terminar vermelho, atingindo o tamanho definitivo cerca de 3 meses e meio após a fecundação e amadurecendo 6 a 12 meses depois da fecundação. Quando a baga estiver parecida com uma cereja, então o processo de maturação estará completo e, por consequência, pronto para ser apanhado.

No cafeeiro Arábica, as sementes, de forma plano-convexa, apresentam-se com dimensões compreendidas entre 9 a 18 mm de comprimento, 6 a 10 mm de largura e 4 a 8 mm de altura. Aproximadamente a planta tem uma vida de 50 anos, com as flores a aparecerem aos 3 anos de idade e com uma rendibilidade do grão a partir do 5º ano.

Em oposição à ideia imediata e prevalecente de considerar como pequenos defeitos a presença de películas prateadas que cobrem a semente do café, constituída por várias camadas de células fibrosas translúcidas de paredes finas, numa mistura de café torrado, ela deve ser observada como indicador de qualidade. Assim como, as substâncias constituintes da amêndoa fazem parte elementar do aroma que se forma durante a torra.

Transferência Bancária

©  EverydayCoffee